A Tuna Académica do Instituto Português de Administração de Marketing - Cidade de Matosinhos nasceu a 23 de Março de 1998, com o principal objetivo de transmitir alegria e espírito académico à sua mui nobre instituição. Embora oficialmente fundada em Março de 1998, iniciou a sua formação e primeiros ensaios em Novembro de 1997. Em 2009, adquiriu estatuto legal, constituindo-se como uma associação sem fins lucrativos.
O percurso da Tuna Académica do IPAM - Cidade de Matosinhos tem-se pautado por uma conduta que privilegia dois grandes aspetos: o academismo/tradição e a música. Desde a sua criação, procurou sempre conciliar a música e a postura académica de forma harmoniosa, tentando encontrar um equilíbrio entre ambas.
A Tuna iniciou o seu percurso com atuações para a sua instituição, em bares e restaurantes, e, com o passar do tempo e o consequente crescimento musical, passou a participar em encontros e festivais de tunas. Após 5 anos de existência, e na comemoração deste aniversário, organizou o seu primeiro festival de tunas, o FITAM.
Em traços gerais, a Tuna Académica do IPAM teve um percurso natural, refletindo o crescimento típico de uma tuna que nunca perdeu a sua forma de estar original: “Moral em cima e copo bem cheio!”.
Com mais de 25 anos de existência, a Tuna Académica do IPAM orgulha-se de ter participado em vários encontros e festivais de tunas por todo o país, onde, além de espalhar a simpatia e alegria que a caracterizam, arrecadou também várias distinções e prémios.
São inúmeras as memórias e atuações realizadas pela Tuna, quer em encontros, quer em festivais. Sempre com o objetivo de dignificar e promover o IPAM e a sua cidade, Matosinhos, seja numa tasca, numa das principais salas do país, perante uma multidão ou apenas para uma bela donzela.
Não perca as nossas últimas aventuras!
Siga-nos aqui: